-
Arquitetos: Gabriel Pozzobom
- Área: 203 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Alexandre Raupp
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa da Boa Vista é um refúgio no interior feito de materiais brutos: pedra, madeira, barro e concreto aparente. Situada em um declive voltado para o norte, a casa foi projetada de acordo com os desejos do cliente: uma casa de campo inteiramente conectada à paisagem, permeada pela brisa fresca da natureza, bem iluminada e ao mesmo tempo protegida do calor e da luz excessivos.
Sua volumetria distingue-se por uma grande laje de concreto que parece flutuar sobre o corpo da casa. A fim de prover todos os ambientes de vistas para a paisagem ao redor, sua planta é composta por dois volumes perpendiculares que servem respectivamente a funções privadas e sociais.
Em função de os clientes desejarem uma casa na qual pudessem envelhecer, o projeto foi resolvido em um único pavimento. Em conjunto com o depósito de fundos e os muros de pedra à sua volta, a casa projeta um quadrado perfeito no solo; uma forma que é raramente encontrada na natureza e que contrasta com a paisagem ao redor. As longas linhas retas de suas formas também criam um jogo de luzes e contrastes que varia ao longo do dia sobre paredes e piso.
A área de estar da Casa da Boa Vista possui grandes janelas com vistas para os morros em frente e para o pequeno lago próximo à varanda. Essas janelas também capturam o vento que é distribuído pela casa, resultando em temperaturas confortáveis durante os períodos mais quentes. As janelas em fita ao longo da circulação não apenas permitem a ventilação cruzada pela casa inteira, mas também estreitam a relação entre o interior e o exterior, dando à natureza um papel importante na experiência dos interiores. O volume privado da casa também possui vista para o relevo do entorno, mas em uma posição mais privada, distante da rua de acesso e com uma vista desobstruída do lago e do pôr-do-sol nos morros ao redor.
Combinados, os dois volumes da casa formam um pátio interno protegido dos frequentes ventos. Essa área também serve como um espaço de estar exterior, onde os clientes podem receber visitas com privacidade.